Acredite em você, garota! Ei garota, acredita na outra garota também;)


      Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, minha dica é este livro incrível da Sheryl Sandberg que me ajudou a entender aspectos sobre a desigualdade de gênero e contribui para o meu desenvolvimento. Ao longo da minha carreira, experimentei algumas situações descritas no livro, principalmente quando assumi cargos de liderança e rompi com estereótipos. Este foi e ainda é o maior desafio! Somado ao fato que desenvolvi minha carreira em cargos de liderança na área de Recursos Humanos, a expectativa sobre eu ter um comportamento quase maternal foi impressionante.

      Sheryl Sandberg aborda de forma sistêmica o tema sexismo velado na sociedade, na família e no mundo corporativo onde a discriminação ocorre tanto por homens quanto por mulheres. Isso mesmo! Sheryl apresenta situações reais do mundo corporativo, onde as próprias mulheres se sabotam e julgam umas as outras menos preparadas do que os homens. O livro aborda também como os estereótipos influenciam nosso pensamento e potencializam situações de desigualmente de gênero. Ainda hoje, há o julgamento (consciente ou inconsciente) que homens mais diretos, que tomam decisões e assumem uma postura firme são ambiciosos e competentes, enquanto que uma mulher, com o mesmo comportamento, pode ser descrita pejorativamente.

      Mas a contribuição do livro para inspirar meu desenvolvimento não está em apontar o problema sobre o sexismo e sim nas dicas valiosas para usarmos todo o nosso potencial, estarmos preparadas para não perdemos as oportunidades e evoluir na carreira.Manter a ambição de querer liderar, desenvolver uma comunicação clara e objetiva, manter o foco, acreditar em si mesmo, entender que não vamos e nem devemos agradar a todos e, principalmente, ter a confiança sobre suas ideias e ações são atitudes fundamentais para que conquistemos nosso espaço em todas as esferas da sociedade.

      Apesar de vivermos um momento onde a mulher conquistou um maior nível de expressão na sociedade, a evolução para mim ainda é lenta e há muito a se conquistar. Debater, aprender e agir para solucionar. Eu estou aprendendo sobre o assunto e como agir. Vamos juntas fortalecer a #credibilidadefeminina.

DB