Penso, logo evoluo
Em 2016, o Fórum Econômico Mundial publicou o relatório “O Futuro dos Empregos”, informando as 10 principais habilidades esperadas pelo mercado de trabalho em 2020. O Pensamento Crítico é apontado como uma das mais relevantes. Destacadas entre as TOP 3, a Resolução de Problemas Complexos e a Criatividade, também estão relacionadas à habilidades cognitivas e do pensamento. Portanto, a forma como constrói e utiliza o pensamento pode ser o diferencial para progredir na carreira hoje e no futuro.
O que é Pensamento Crítico?
É a capacidade de pensar, de forma clara, sobre os dados, informações e discussões de um determinado tema e, a partir da compreensão, decidir o que fazer ou em que acreditar. Faz parte desta habilidade o exercício de elaborar pensamentos reflexivos, independentes, como também de reconhecer emoções/intuições que corroboram ou não com os fatos. São destes exercícios que podem originar soluções criativas e inovadoras.
Ser um pensador crítico é atuar no entendimento de consequências, buscando fontes de informações relevantes e aproveitando-as para resolver problemas. Importante não confundir o Pensamento Crítico com argumentações sem fundamento ou cujo objetivo é somente criticar pessoas. Sua utilização deve expor enganos ou raciocínios ruins, porém sua aplicabilidade deve ter o objetivo claro de contribuir em tarefas construtivas, ampliar conhecimento, fortalecer argumentos, aprimorar processos de trabalho e melhorar resultados.
Por que o Pensamento Crítico é tão importante para a carreira?
Estamos na era da economia global do conhecimento, impulsionada pela informação e tecnologia que promove mudanças com velocidade. O momento exige habilidades intelectuais flexíveis, a capacidade de analisar informações com clareza e integrar diversas fontes de conhecimento na solução de problemas. Um bom pensador crítico promove essas habilidades de pensamento, transformando respostas prontas em novas perspectivas, com um posicionamento menos operacional e mais estratégico, o que é importante para ambientes de trabalho em rápida mudança.
Como desenvolver o Pensamento Crítico?
A era da tecnologia e informação tem impactado nossa capacidade de pensar. Pressionados pela demanda por respostas rápidas, podemos buscar atalhos para entregar a informação com ideias prontas, repetidas ou superficiais.
Daniel Kahneman, em seu livro Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, explica que o cérebro têm dois modos de pensar. Um que descreve como “rápido, sem esforço e errado”. O outro “lento, meticuloso e um pouco menos falível”. A tendência entre a maioria das pessoas é evitar o tipo lento. Kahneman explica que, às vezes, é preciso uma resposta em uma fração de segundo e é por isso que temos o impulso de pensar rápido. Mas o impulso pode estar errado. A arte de pensar por diferentes perspectivas de um problema e elaborar conexões entre ideias é um trabalho que requer esforço, foco e treinamento.
Segue algumas dicas de como estimular a habilidade:
- Ler e pesquisar sobre o tema é fundamental para coletar dados, aprofundar e interpretar informações;
- Realizar benchmarking com pessoas que já tenham experiência no tema pode ampliar sua perspectiva de entender consequências;
- Conversar com pessoas com ideias diferentes é estar flexível para refletir e aprender;
- Exercitar as conexões lógicas entre ideias, informações e a prática pode estimular soluções criativas e inovadoras;
- Construir e avaliar argumentos pode aprimorar habilidades de linguagem e compreensão;
- Refletir sobre suas próprias crenças e valores é reconhecer emoções ou intuições que contribuem para a construção do pensamento crítico e, sobretudo para soluções criativas.
Pensamento Crítico no ambiente de trabalho.
Nem todas as pessoas estão habituadas a trabalhar com colegas que exercitem a Pensamento Crítico e podem interpretar como uma característica rude ou até mesmo alguém que busque o perfeccionismo pela profundidade da análise. Cabe à liderança criar a atmosfera para que as pessoas interpretem informações, argumentem sobre elas, tenham opiniões divergentes e que a habilidade do pensamento crítico seja bem empregada em projetos.
Observe seu ambiente de trabalho, seus colegas e proponha exercícios que estimulem o pensamento crítico de forma colaborativa, focado na resolução de algum problema que o time se beneficie com a solução.