Atração&Seleção é uma área estratégica!


Seleção de profissionais é um dos temas mais debatidos principalmente por gestores de RH que estão escalando o negócio e apoiando a implementação da estratégia corporativa.

O debate é sistêmico: qual estratégia, cultura, branding, perfil, consultoria, processo, testes, plataformas, precisamos para atrair e selecionar as pessoas que tenham aderência à cultura e que contribuam para o crescimento da empresa?

A caça por talentos tem sido a #prioridade1 de empreendedores que consideram como uma atividade estratégica. Eles estão certos!

O gargalo para o avanço de uma empresa não está na estratégia de negócio e sim em QUEM vai executá-la.

Partindo deste senso comum, sobre o impacto da atividade de Atração&Seleção no negócio, faço a provocação:

- Por que em muitas empresas esta atividade ainda é vista como operacional e com baixo investimento no desenvolvimento do time Atração&Seleção?

- Por que ainda existem gestores que não dedicam tempo para definir o perfil da posição e ainda consideram que seleção é tema do RH?

Imagina o resultado desta equação: um time de Atração&Seleção operacional dividindo a atividade com gestores(as) que não definem o perfil para posição ou não sabem o que precisam. O resultado é um processo seletivo que vira uma verdadeira metralhadora e, com sorte, alguém vai achar o(a) candidato(a) depois de muita entrevista. Esse processo é um círculo vicioso, que interfere na motivação da liderança, no time de A&S, nos candidatos contatados equivocadamente e ainda pode impactar negativamente a reputação da empresa.

Como fazer para que Atração&Seleção contribua efetivamente para execução da estratégia do negócio?

  • Invista no desenvolvimento e competência das pessoas que atuam na área de Atração&Seleção (seja time interno ou fornecedores). Envolva-as na estratégia de curto e longo prazo para que possam oferecer soluções e selecionar pessoas que adicionem à cultura e contribuam para o crescimento do time e da empresa. Explique o porquê de cada contratação.
  • Prepare a liderança. Se certifique que os gestores são as pessoas certas para responder pela seleção de profissionais e que atuem ativamente em todo o processo: desde a definição do perfil com base na cultura, time e desempenho esperado; como na divulgação das oportunidades em sua rede social, ativando o networking. Pessoas querem se conectar com pessoas. Querem saber quem é o(a) gestor(a), sua experiência e perfil. A liderança e o time tem forte influência na atração de talentos.
  • Não divida, some. A fórmula do sucesso é: Gestor + Time de A&S. Juntos, a partir do perfil e da estratégia do negócio, podem definir a melhor abordagem, processo e avaliação para seleção de candidatos(as). Um bom e criterioso processo seletivo é baseado em competências, habilidades e atitudes e não leva em consideração gênero, idade ou outros rótulos.
  • Atração&Seleção é uma área de negócio, responsável por prospectar e apresentar a empresa ao mercado continuamente. O time de Atração&Seleção é um cartão de visitas e uma importante área de relações interna e externa. Investir em plataformas para escalar o processo com foco na experiência do usuário; definir indicadores de performance que sejam relevantes, garantir que as informações e práticas de seleção representem a verdadeira cultura da empresa e que os candidatos tenham uma boa experiência independente de serem contratados(a) ou não, com certeza contribuirá para atrair ótimos(as) profissionais.

DB