Seu Áudio e Vídeo estão funcionando?
Acho que todos já assistiram um filme mal dublado, quando é atribuído ao artista uma voz e entonação que não condiz com o comportamento e imagem de seu personagem. “O áudio e o vídeo não combinam”.
Isso também pode ocorrer na vida real! Imagem e comportamento desconectadas entre si e desalinhadas com objetivos pessoais e profissionais. Não estou falando somente de aparência ou o “look do dia”, o tema é mais profundo, pois se trata de comunicação com o seu mundo.
Ao longo da minha carreira em Recursos Humanos, realizei muitas entrevistas com profissionais com diferentes objetivos. Antes mesmo de começar a entrevista, a postura, a aparência e até mesmo o vigor ao cumprimentar com aperto de mãos já me impactavam com alguma sensação. Isso é automático! Não estou querendo dizer, que havia julgamento se a pessoa estava bem vestida ou não. Por sinal, fiz muitas entrevistas onde claramente o profissional estava desconfortável em seu terno ou com saltos que não tinha hábito em usar. Como também já fiz entrevistas com profissionais que queriam passar uma mensagem de informalidade e que chegaram a assumir que este não era seu estilo. Não existe certo ou errado! Nem o estilo camiseta e calça jeans de Steve Jobs e nem uma roupa prêt-à-porter.
Obviamente, logo depois do primeiro impacto, é de extrema importância que o conteúdo seja coerente e atenda as expectativas.
Investir em criar uma imagem autêntica à sua essência e que gere credibilidade com seu comportamento é definir seu cartão de visita. Suas escolhas devem valorizar suas características físicas, emocionais e intelectuais, aperfeiçoando seu estilo e não transformando em alguém que não seja você mesmo. Quando nos conscientizamos sobre o assunto, compreendemos o impacto que geramos nas pessoas e principalmente as consequências.
Encontre o vocabulário correto para comunicar seus objetivos.
Por onde começar ou como fazer? Entre em contato.